Camarada Segundo Secretório Provincial:
Camaradas Membros do Comissão Executiva do Comité Provincial;
No dio 10 de Dezembro do corrente ano, celebramos 67 anos de existência do MPLA, consolidando a nossa trajetória de luta pelo Independência Nacional, Soberania, Progresso e Estabilidade Democrática.
Apesar dos desafios econômicos e sociais nacionais e internacionais, quis, a maioria do povo patriótico de Angola que o MPLA vencesse os eleições legislativos de 24 de Agosto de 2022 pelo quinta vez consecutiva, numa clara demonstração de que “o MPLA é o Povo e o Povo é o MPLA”. lsso reflecte e aumenta o nosso compromisso com a melhoria do qualidade de vida do nosso povo!
Este percurso e os resultados nele alcançados, marcado por redobrados desafios, devido à actual conjuntura econômico e social Internacional, nos encaminha para a sustentabilidade, seguindo a orientação do Fundador da Nação, que afirmou:- “ O Mais Importante é Resolver os Problemas do Povo”.
Sendo certo que, nesta província, somos os representantes do MPLA, “Partido do Maioria do Povo Angolano”;
O Comité Provincial exorta às populações, em geral, dos municípios do Sumbe, Amboim, Quilenda, Ebo, Quibala, Cela, Cassongue, Libolo, Mussende, Porto Amboim, Conda e Seles a se juntarem o nós militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, do OMA e da JMPLA, afim de participarmos ativamente nas actividades programados para a celebração do 10 de Dezembro, deste ano de 2023.
Nestes termos, o Comissão Executiva do Comité Provincial vai aprovar, nesta sua XI Sessão Extraordinária um Programa de Actividades, com base na Directiva n° 07/SBP/2023- Sobre os Comemorações do Dia 10 de Dezembro que visa, de entre outros objectivos, “promover uma celebração significativa do 67º Aniversário da Fundação do MPLA (1956-2023}”, focada no união, reflexão e ação em prol do futuro de Angola sob liderança do Camarada Presidente João Lourenço.
Respeitados Membros da Comissão Executiva;
Nesta sessão, somos igualmente convocados a apreciar os Directivas Executivas do Secretariado do Bureau Político Sobre as Assembleias de Balanço e Renovação de Mandatos dos Comités de Ação e Sobre o Preparação e Realização das Conferências Comunais, Distritais e Municipais de Balanço, aprazadas para o período de Outubro de 2023 a Outubro de 2024.
Neste particular, importa sublinhar que as Organizações de Base do MPLA constituem o fundamento de toda o Estrutura Organizativa e o Principal Instrumento de Ação Político do MPLA.
Por essa razão o VIII Congresso Ordinário do MPLA recomendou a criação de condições politico- organizativas para que o Partido alcance os objetivos preconizados, com realce para o reforço da sua Inserção na sociedade, bem como o aprofundamento e a melhoria da organização e funcionamento das suas estruturas o todos níveis, com destaque paro os Organizações de Base.
Assim sendo, ao abrigo do n°1 do artigo-52° dos Estatutos do MPLA e do n°1 do artigo-12° do Regulamento Geral de Organização e Funcionamento das Organizações de Base do MPLA, se despoletou o processo de Assembleias de Militantes, com o propósito de se revitalizar e reorganizar as Estruturas de Base do Partido visando, de entre outros, os seguintes objetivos:
- Avaliar o grau de influência e de inserção do MPLA na sociedade, no marco da respectiva circunscrição territorial;
- fortalecer o funcionamento das Direções dos Comités de Ação do MPLA;
- Reforçar a democracia interna, a unidade e a coesão no MPLA;
- Promover a crítica e a autocrítica, no seio do MPLA;
- Preparar as Estruturas de Base do MPLA e os MiIitantes o se engajarem no processo de programação e participação das próximos eleições gerais.
Convido. por isso, os membros do Comissão Executiva para uma positiva apreciação destas matérias.
Com estas palavras, declaro aberto esta XI Sessão Extraordinária do Comissão Executiva.
Muito obrigado.