Na sexta-feira (07), Ângela Bragança, Secretária do Bureau Político do MPLA para Política de Quadros, afirmou que o Partido perdeu um combatente e patriota de grande envergadura, que desde cedo contribuiu para a libertação de Angola.
As declarações foram feitas durante a cerimônia fúnebre do brigadeiro reformado Domingos de Oliveira “Yayá”, realizada no Quartel-General do Exército (Ex-RI20), em Luanda. Domingos de Oliveira faleceu recentemente aos 79 anos, vítima de doença.
Ângela Bragança destacou que Domingos de Oliveira foi um homem de grande heroísmo e bravura, condecorado em novembro de 2018 pelo Presidente João Lourenço com a Ordem Militar do Segundo Grau.
O Bureau Político do MPLA, em mensagem lida por Manuel Correia Victor, diretor do DIP do Comité Central, lamentou profundamente a morte de Domingos Oliveira “Yayá” e reconheceu que sua ausência deixa um grande vazio entre os militantes do Partido.
A nota do Bureau Político descreve Domingos Oliveira como um histórico do MPLA, com uma profunda veia revolucionária e patriótica, que se dedicou às causas do Partido desde 1962, a partir de Matadi, no Baixo Congo Leopoldville. Ele também teve uma memorável incursão no mundo das artes, cuja memória será sempre valorizada pelos angolanos.
O Bureau Político do MPLA considera a morte de Domingos de Oliveira como a perda de um verdadeiro patriota e conhecedor do passado glorioso do Partido. A Direção do MPLA presta homenagem à sua memória e expressa sentimentos de pesar à família enlutada.