Huambo, 23.06.24 – A Secretária do Bureau Político do MPLA para a Política Social, Maricel Capama, participou hoje na cerimônia de ordenação episcopal de Dom Vicente Sanombo como Bispo da Diocese do Cuito-Bié. O evento, realizado na cidade do Huambo, marcou o início das atividades do novo bispo, nomeado pelo Papa Francisco em 28 de março, em substituição a Dom José Nambi, falecido em outubro de 2022.
Representando a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, Maricel Capama destacou a importância histórica e espiritual da ordenação, ressaltando a missão da Igreja Católica em evangelizar e formar bons cidadãos. Ela também enfatizou as boas relações entre o MPLA e a Igreja Católica, elogiando o papel da Igreja na educação e saúde em Angola.
A missa, celebrada no Instituto Superior Politécnico Católico do Huambo, contou com cânticos, orações e ofertas ao Bispo Vicente Sanombo, em reconhecimento pelo seu trabalho de 14 anos na província. Durante a leitura da carta de nomeação do Papa Francisco, Christopher Seiler, encarregado dos negócios estrangeiros da Santa Sé em Angola, destacou a busca da Igreja por homens idôneos para a evangelização.
Dom Vicente Sanombo expressou gratidão ao Papa Francisco pela confiança depositada em sua nomeação. Ele se torna o quinto bispo do Cuito, sucedendo Dom Armando Amaral dos Santos, Dom Manuel Pedro Pires, Dom Luís António e Dom José Nambi.
Natural do município do Bailundo, província do Huambo, Dom Vicente Sanombo nasceu em 23 de outubro de 1964 e foi ordenado sacerdote em 6 de novembro de 1992, após concluir estudos em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Cristo Rei, no Planalto Central. Antes de sua nomeação como bispo, ele atuava como pároco da Sé Catedral, vigário geral da Arquidiocese do Huambo, reitor dos seminários Menor Arquidiocesano e de Filosofia, e assessor da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
MPLA – TRABALHAR MAIS E COMUNICAR MELHOR